ENSINO RELIGIOSO: RELEVANTE COMPONENTE CURRICULAR PARA COMBATER A INTOLERÂNCIA ÉTNICO-RACIAL E RELIGIOSA NAS ESCOLAS
2023; Faculdade Novo Milênio; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.54751/revistafoco.v16n1-026
ISSN1981-223X
Autores Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA presente pesquisa tem o escopo de identificar as manifestações cotidianas de intolerâncias nas escolas e como enfrentá-las. Inicialmente será utilizada a legislação, partindo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei 9.394/1996, que preconiza o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil. No entanto, esta Lei deixou a lacuna de promover a valorização histórico-cultural e religiosa sem proselitismo, havendo necessidade de alterá-la pelas Leis 9.475/1997 e 10.639/2003 e, posteriormente, esta última, modificada pela Lei 11.645/2008. Estas foram elaboradas com viés de incluir, obrigatoriamente. O estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. A diversidade cultural e pluralismo religioso no ambiente escolar geram uma tensão constante entre os(as) alunos(as) da educação básica, aumentando a violência e distanciando-os de uma boa formação cidadã. O problema maximiza com a falta de especialização e/ou capacitação dos professores e professoras na área de Ciências da Religião para mediar estes conflitos, ocasionando o principal entrave para aplicação efetiva das leis retromencionadas. Quanto a metodologia, será baseada em pesquisas bibliográficas em artigos publicados em periódicos científicos, dissertações, teses e obras nas áreas de teologia e pedagogia. Justifica-se que o Ensino Religioso é relevante para trabalhar valores e respeito às diferenças histórico-culturais e religiosas. Dessa forma, a pesquisa propõe elaboração de materiais didático-pedagógicos que possam auxiliar professores e professoras a ministrarem suas aulas através de ensino lúdico e interdisciplinares, contendo histórias em quadrinhos (HQ), culinária, arte, poesia, ciência, religião e jogos digitais. Destarte, almejamos contribuir com o GT 6 (Ensino Religioso: diversidade e humanização), mostrando que o Ensino Religioso, o(a) professor(a) e a escola terão uma grande relevância em reconhecer a diversidade e pluralismo como construção histórica, social, religiosa e política das diferenças, com enfoque na valorização humana e, consequentemente, no combate ao racismo e quaisquer outros tipos de intolerância.
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