Projeto roda de leitura com alunos do 1º ano do ensino médio nos diversos contextos sociais
2022; Linguagem: Português
10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/roda-de-leitura
ISSN2448-0959
AutoresIvane Câmara Brandão Ramos, Jose Amauri Siqueira da Silva,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoÉ função essencial da escola, ensinar e estimular a leitura, de modo que se amplie o domínio dos níveis de leitura e escrita dos alunos, para assim, formá-los cidadãos críticos. Assim, a problematização deste artigo é: Como se dá o interesse pela leitura através da Metodologia Roda de leitura, na Escola Estadual Dom Milton, da cidade de Manaus-AM, na formação de leitores do 1º ano Médio? De tal modo, tem-se como objetivo: analisar de que forma o letramento social pode contribuir para a capacidade de leitura e escrita dos alunos leitores do 1ºano do Ensino Médio, da Escola Estadual Dom Milton, da cidade de Manaus-AM, no ano de 2019. Para tanto, sob a luz da metodologia quali-quantitativa, foi realizado um estudo de caso com 120 alunos, em 2019, com o desenvolvimento do projeto roda de leitura em sala de aula, na referida escola. Após a realização da Roda de Leitura, notou-se uma melhora muito significativa no gosto pela leitura e também na decifração dos textos, por parte dos alunos. E ao dominar a leitura, abriu-se a possibilidade para adquirir novos conhecimentos, desenvolver raciocínios, alargar a visão de mundo, do outro e de si mesmo, e ainda participar ativamente da vida social, alcançando-se desta forma o Letramento social. Conclui-se que o projeto contribuiu para a visão de mundo dos alunos, formando-os leitores letrados, e ainda mudou o olhar da professora-pesquisadora, abrindo novos horizontes e contribuindo para sua prática enquanto educadora e pesquisadora.
Referência(s)