Artigo Acesso aberto Revisado por pares

ELABORAÇÃO DE CASOS DE ENSINO PARA O CURSO DE DIREITO

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 47; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5216/ia.v47i3.72993

ISSN

1981-8416

Autores

Fabyano Correa Wagner, Elize Keller-Franco, Dayse Cristine Dantas Brito Nery de Souza,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

No curso de Direito, as Diretrizes Curriculares vêm sugerindo a inserção de metodologias ativas diante da complexidade do processo ensino-aprendizagem. Considerando que os Casos de Ensino, modalidade de metodologia ativa, se originaram em cursos de Direito e evidenciando-se que a construção destes ainda é limitada no ensino jurídico, o presente artigo tem como objetivo analisar a construção de Casos de Ensino para o Direito. O estudo de abordagem qualitativa envolveu a elaboração de um Caso de Ensino, tendo como referencial autores da área e, na sequência, apresenta a avaliação deste por especialistas. Os resultados indicam que os Casos de Ensino se constituem em uma metodologia com potencial de provocar a aprendizagem ativa, no entanto, a sua elaboração é difícil e complexa, demandando experiência e formação. PALAVRAS-CHAVE: Casos de Ensino. Curso de Direito. Metodologias Ativas. Educação Jurídica.

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