Artigo Acesso aberto

LETÍCIA: UM CHATBOT PARA FACILITAR A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL COM A SOCIEDADE

2023; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.47820/recima21.v4i1.2563

ISSN

2675-6218

Autores

Adonias De Deus de Sousa Gomes, Ewerthon Dyego De Araujo Batista, Ronaud Andrade Lacerda Clementino, Felipy Euflausino Abílio, Tiago Varelo Silva, Marcos Henrique Lopes da Silva, Romeryto Vieira Lira, Nathan Mangueira Nitão Inácio de Queiroz,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Devido à pandemia causada pelo coronavírus, inúmeros desafios surgiram para a educação no Brasil. Estudos demonstram problemas pedagógicos, psicológicos e financeiros no âmbito da educação. Além dos impactos causados, cortes orçamentários vêm dificultando o andamento das atividades educacionais no nosso país. Para contornar ou amenizar tais problemas supracitados, cada vez mais é utilizada a tecnologia. Diante desse cenário, o objetivo deste artigo é demonstrar a construção de um chatbot, Letícia, responsável por tirar dúvidas dos estudantes, dos familiares e dos servidores a respeito de uma Instituição Federal de Ensino localizada na Paraíba. O chatbot foi desenvolvido por alunos do ensino técnico-integrado de informática, apoiados pelas ferramentas Dialogflow e Telegram durante a construção. Como resultado, é demonstrada a viabilidade do atendimento virtual e a evolução da acurácia à medida que o software é utilizado. No último mês de aferição, o atendente obteve uma acurácia de 96% no tratamento das requisições. Em relação às limitações e aos trabalhos futuros, a equipe sugere a utilização das funcionalidades fulfillment e possibilidade do processamento via áudio.

Referência(s)