
RACISMO INSTITUCIONAL E INTEGRALIDADE DO CUIDADO
2023; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.54909/sp.v6i2.128272
ISSN2525-507X
AutoresRose Mari Ferreira, Alcindo Antônio Ferla,
Tópico(s)Food Security and Health in Diverse Populations
ResumoO racismo institucional é o resultado do funcionamento das instituições que passam a atuar em uma dinâmica que confere ainda que indiretamente, desvantagens, privilégios com base na raça. A integralidade em saúde compõe uma categoria de análise dos estudos em saúde coletiva e descreve platôs crescentes de qualidade e acesso. Embora toda gestante tenha direito ao acesso e ao atendimento digno e de qualidade no decorrer da gestação, parto e puerpério e tenha havido melhoras na atenção ao pré-natal, diferentes fontes de informação demonstram que as mulheres negras continuam sendo as mais afetadas em relação ao acesso aos serviços de saúde. O objetivo desse estudo é analisar a influência da interseccionalidade dos marcadores sociais raça, cor, classe social, escolaridade no cuidado integral da gestante em atendimento no pré-natal a partir dos depoimentos das mulheres. A pesquisa foi realizada em dois bairros da cidade de Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS), a partir de relatos de mulheres em atendimento. A produção de dados foi realizada utilizando-se a entrevista semiestruturada, questionário sociodemográfico e caderno de campo. Para esse artigo foram selecionados os relatos de duas mulheres negras. Os dados foram analisados pela análise temática, com a construção de categorias teóricas e empíricas. As gestantes negras relataram sofrer racismo e violência obstétrica e medo em não poder ter acompanhante no parto devido à pandemia de COVID-19. Os depoimentos das mulheres encontram eco na literatura e demonstram uma face ainda mais perversa do racismo institucional: a produção de medo e vulnerabilidade mesmo nos atendimentos nos serviços públicos e privados de saúde, alertando o ensino da saúde para a produção de uma cultura que não tolere diferenças injustas no cuidado.
Referência(s)