
POLÍTICA, EDUCAÇÃO E O ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DO NACIONAL-DESENVOLVIMENTISMO
2023; Universidade Fedal do Oeste do Pará; Volume: 13; Linguagem: Português
10.24065/2237-9460.2023v13n1id2061
ISSN2237-9460
AutoresSmile Golobovante, Clarice Nascimento de Melo, Alberto Damasceno,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEsse artigo baseia-se na perspectiva sócio-histórica da educação brasileira em torno do ensino da disciplina História e está inserido no campo de pesquisa da História da Educação. Nosso objetivo foi discutir o ensino de história a partir da temática econômica e o desdobramento das políticas de desenvolvimento no território amazônico, buscando contribuir com o debate acerca das implicações do nacional-desenvolvimentismo para a educação. Estabelecemos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, realizada preponderantemente no arquivo do Colégio Estadual Paes de Carvalho e no acervo do Memorial do Livro “Moronguêtá”. Para a análise das fontes documentais nos utilizamos da análise de conteúdo nos termos de Bardin (2011).
Referência(s)