
Roça orgânica na Escola Municipal Indígena “Tengatui Marangatu”: desafio para aprendizagem pedagógica
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 9; Issue: 18 Linguagem: Português
10.30612/realizacao.v9i18.16556
ISSN2358-3401
AutoresCajetano Vera, Maristela Aquino Insfra Aquino Insfra, Clotildes Martins Morais,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoO presente artigo irá descrever os resultados das ações obtidos no desenvolvimento do Projeto Roça Orgânica na Escola Municipal Indígena Tengatui Marangatu: Desafios para Aprendizagem Pedagógica. Localizada na Aldeia Jaguapiru Dourados/MS. A Reserva Francisco Horta Barbosa é um cenário étnico/social complexo, habitada por pessoas das etnias Guarani Nhandeva, Kaiowá, Terena e mestiços. Possui uma população de 15 mil indígenas confinados em uma área de 3.600 hectares. Tendo em vista que na comunidade há falta de alimentos, o projeto teve por objetivo realizar uma demonstrativa, na modalidade cultura consorciado/poli cultivo de produção Agroecológica, onde a produção será usada na merenda escolar, também produzir banco de sementes, resgatar práticas de cultivos tradicionais e contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A Roça foi organizada dentro de um espaço de 12 mil m2 de terra. Durante o mês de outubro e novembro de 2017, após o preparo do solo, os alunos iniciaram o plantio com sementes de variedades crioulas, com 10 mil pés de variedades de ramas de mandiocas, dentre esses espaços foram plantadas variedades de milhos: indígenas e pipoca, feijões, arroz e batatas. Durante o ciclo do plantio foram realizados momentos de limpeza com alunos e parceiros. Na semana dos Povos Indígenas, realizada no mês de abril de 2018, ocorreu a festa da colheita dos cultivares, foram colhidos milhos, mandioca, arroz, batatas e feijões. AS mandiocas e outros produtos colhidos contribuíram na merenda escolar, parte foram doadas para a comunidade e o restante embalados e guardados no deposito da escola.
Referência(s)