Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE RELACIONAMENTO DA NETFLIX PARA ENCANTAR OS CLIENTES NA ÚLTIMA DÉCADA

2023; Faculdade Novo Milênio; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.54751/revistafoco.v16n1-050

ISSN

1981-223X

Autores

Gabriele da Silva Hummel Do Amaral, Maria Helena Veloso Salgado, Ivan Cardoso Sá,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Atualmente temos uma imensa quantidade de empresas operando em diversos segmentos: no setor de streaming não é diferente. Entretanto, mais importante do que oferecer um produto ou serviço de qualidade, é imprescindível procurar encantar o responsável pelo sucesso de qualquer empreendimento: o cliente. Esse encantamento é alcançado por meio do marketing de relacionamento, uma vez que ele une diversas estratégias capazes de criar conexão com o cliente, colaborando para que empresas possam se destacar entre os concorrentes, criar vantagem competitiva e transformar consumidores, mais do que em apenas clientes, mas em fãs e divulgadores gratuitos da marca. Este artigo tem por objetivo analisar as estratégias de marketing de relacionamento utilizadas pela Netflix para encantar e reter clientes e com isso entender como ela ganhou vantagem competitiva e se tornou a empresa com o maior serviço de streaming do mundo. Através da metodologia utilizada a pesquisa quali-quantitativa constatou-se que a maioria das pessoas conheceu a Netflix por meio de familiares e amigos e que, no geral, os clientes estão muito satisfeitos ou satisfeitos com os serviços oferecidos. Ao longo do artigo, veremos as estratégias utilizadas por ela para se tornar a maior empresa do setor, mesmo que os serviços ofertados possuam valor mais elevado do que aqueles praticados pelos seus concorrentes e mesmo não oferecendo serviços adicionais. Apesar disso, a empresa possui fãs divulgadores gratuitos da marca e clientes encantados pelo seu excepcional atendimento, interações divertidas nas redes sociais e conteúdo original.

Referência(s)
Altmetric
PlumX