Artigo Acesso aberto Produção Nacional

As dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita no contexto escolar

2023; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português

10.53660/conj-2303-23a02

ISSN

1657-5830

Autores

Leandro Teles Feitosa Júnior, Carlos Natanael Chagas Alves, Iza Mara de Souza Lopes, Maria do Perpétuo Socorro Teixeira Cavalcante, Francisco Marcelo Alves Braga Filho, Stela Lopes Soares,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo pretende investigar as dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita no contexto da escola. Após estudos bibliográficos, observou-se que os alunos apresentam deficiências nas habilidades de pré-leitura, tais como: discriminação e reconhecimento das palavras, problemas para compreender o que lêem, e diferenciar letras e símbolos. Espera-se que a partir do trabalho pedagógico os alunos aprendam leitura e escrita, bem como das suas práticas sociais, vendo a questão da aprendizagem não apenas como uma obrigação, mas como um prazer. O professor atual se obriga a buscar sugestões de atividades para tentar sanar as dificuldades no processo de leitura da criança, para que a mesma tenha um desenvolvimento normal em sua aprendizagem.

Referência(s)
Altmetric
PlumX