Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O Ensino de Geometria Plana na perspectiva do Programa Etnomatemática em uma escola quilombola: possibilidades e desafios

2022; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.23925/2358-4122.2022v9i358920

ISSN

2358-4122

Autores

Hélio Rodrigues dos Santos, Paulo Vinícius Pereira de Lima, Geraldo Eustáquio Moreira,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O estudo tem como objetivo geral apresentar os resultados de atividades de ensino e aprendizagem em geometria plana, na perspectiva do Programa Etnomatemática, realizadas em uma escola quilombola. Especificamente, buscamos refletir sobre o ensino de geometria plana na perspectiva da Etnomatemática; realizar atividades pedagógicas de geometria na perspectiva do Programa e identificar as contribuições das atividades pedagógicas aplicadas, aliadas à realidade quilombola. A atividade foi desenvolvida em três momentos: inicialmente, com conceitos (leitura, identificação e compreensão de figuras planas); posteriormente foi a observação (imagens na natureza, em casa e em outros espaços) e o terceiro momento foi de interação pedagógica (confecções, discussões e classificações das figuras planas). A atividade foi realizada na comunidade quilombola Kalunga Ema, com alunos dos 5° e 6° anos do Ensino Fundamental. O estudo é de abordagem qualitativa e para a coleta de dados utilizamos a observação participante e a análise descritiva. Após a identificação e conceituação, foi realizada a construção de materiais didáticos com os estudantes. Evidenciou-se que muitos estudantes tinham dificuldades em identificar e conceituar itens elementares da geometria plana, bem como resolver questões, ainda que simples e/ou aliadas ao próprio cotidiano. Após a atividade com a proposta realizada e a avaliação oral, constatou-se que a maioria dos estudantes conseguiu identificar e compreender conceitos da geometria plana; as atividades realizadas geraram maior interação e contribuiu na relação professor-estudante; o desenvolvimento de novas metodologias contribui significativamente na formação continuada de professores que ensinam Matemática; a construção de materiais didáticos com o protagonismo dos estudantes revelou-se significativa, e por final, o conjunto de atividades possibilitou os estudantes a relacionarem a geometria plana ao cotidiano quilombola e aplicar em pequenas atividades da comunidade, tais como hortas, currais e nas relações de trabalho, evidenciando o êxito esperado.

Referência(s)
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