
ANÁLISE DO DESEMPENHO ENTRE CLASSES DA NATAÇÃO NAS PARALIMPÍADAS ESCOLARES
2023; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português
10.36311/2674-8681.2022.v23n2.p187-196
ISSN2674-8681
AutoresPedro Paulo Da Silva, Elke Lima Trigo,
Tópico(s)Inclusion and Disability in Education and Sport
ResumoO desporto adaptado surgiu para reabilitar física, psicológica e socialmente pessoas com deficiência. Fatos relevantes para incentivo à promoção do esporte para crianças e adolescentes com deficiência, como ocorre nas Paralimpíadas Escolares, que além do incentivo à prática esportiva também promove a possibilidade de detecção de talentos. Em específico, a Para natação conta com 14 classes funcionais (S1-S14), incluindo deficiência física e motora, visual e intelectual, tal classificação vem da necessidade de tornar a competição mais justa e igualitária. O desempenho nesta competição pode promover a concessão de bolsas, seletiva para treinamentos e previsão de potenciais paralímpicos. Desta maneira, o presente trabalho teve por objetivo comparar o desempenho entre classes dos atletas da Para natação das Paralimpíadas Escolares 2018, Campeonato Brasileiro adulto e Recorde Mundial, de acordo idade e sexo. Para isto foram utilizados os resultados das provas de 50m nado livre feminino e masculino, e categorias de idade (A e B), campeão(ã) brasileiro adulto e recordista Mundial. A análise de regressão entre classes e desempenho apresentou significância (p<0,05) em todas as categorias, e valores de r2 inferior a 0,7 somente para o feminino adulto e o masculino categoria A. Logo a melhora do desempenho é altamente explicada pelo aumento da classe funcional. O desempenho em classes baixas (S1-S3) foi muito inferior ao previsto e em algumas categorias faltam atletas destas classes. Por outro lado, o desempenho masculino de 15 a 17 anos está muito próximo ao adulto nas classes altas, que sinaliza perspectiva positiva para a modalidade. Recebido em: 27/06/2022 Reformulado em: 03/09/2022 Aceito em: 05/09/2022
Referência(s)