Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino híbrido em saúde: um estudo de revisão da literatura

2023; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v12i2.39808

ISSN

2525-3409

Autores

Cristina Zukowsky-Tavares, Jilvana de Godoi Oliveira Costa, Jaqueline Cyrillo Costa, Elaine Cristina Balancieri Pereira, Thiago da Silva Gusmão Cardoso,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

O ensino híbrido vem trazendo discussões a respeito da inclusão de tecnologias remotas no ensino em saúde. Sendo assim, o objetivo do artigo é analisar o papel da modalidade híbrida de ensino presencial e digital na formação em saúde. A metodologia da pesquisa foi realizada através de uma revisão integrativa da literatura, utilizando o seguinte descritor composto, que reflete a especificidade da modalidade de ensino investigada: Ensino Híbrido em Saúde. A busca da literatura ocorreu entre os meses de outubro de 2021 a setembro de 2022. Entre os principais resultados, destaca-se um aumento significativo do número de estudos abordando como temática o ensino híbrido em saúde, ampliando a discussão sobre os resultados da utilização da metodologia, com relação a sua eficácia no processo de aprendizagem. Conclui-se que a modalidade de ensino híbrida em saúde, tem um papel relevante para o processo de formação em saúde na contemporaneidade. Apesar dos desafios, incertezas, perdas e danos, a pandemia não conseguiu parar o ensino. Neste sentido, evidencia-se uma necessidade de avaliar os resultados a longo prazo do ensino e formação em saúde na modalidade híbrida.

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