Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

MÔNICA TOY, TOY, TOY...: YOUTUBE, INFÂNCIAS E HISTORICIDADES NO CONSUMO DE PRODUTOS TELEVISIVOS INFANTIS

2022; UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; Linguagem: Português

10.31501/comunicologia.v14i2.13526

ISSN

1981-2132

Autores

Michele Negrini, Elisa Bastos Araujo, Fernanda Gonçalves Caldas,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Neste trabalho, vamos analisar a historicidade do consumo televisivo infantil a partir do olhar para as transformações da marca Turma da Mônica, tendo como objeto a websérie Mônica Toy. Nesse sentido, também iremos refletir sobre como as infâncias se constituem hoje na relação com o audiovisual brasileiro, especialmente na internet. Deste modo, escolhemos Mônica Toy na relação com a memória afetiva da marca, conhecida no Brasil há mais de cinco décadas, e articulada à cultura globalizante da internet. Usaremos como guia analítico o mapa das mutações culturais, proposto por Jesus Martín-Barbero (2009), pois nos orienta a perceber como o processo comunicativo é integrado às articulações com cultura, tecnologia e sociedade.

Referência(s)