Caracterização e relevância da Educação a Distância (EaD) no ensino
2023; Brazilian Journal of Development; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34117/bjdv9n1-308
ISSN2525-8761
AutoresDayane de Melo Barros, Catharina Vitória Barros de Lima, Amanda Nayane da Silva Ribeiro, Danielle Feijó de Moura, José Hélio Luna da Silva, Hélen Maria Lima da Silva, Marllyn Marques da Silva, Jéssica Gonzaga Pereira, Tamiris Alves Rocha, Cleide Maria de Melo dos Santos, Jefferson Thadeu Arruda Silva, Cícero Francismary Almeida Alves Feitoza Segundo, Thays Vitória de Oliveira Lima, Bruno Rafael Vieira Souza Silva, Aluízio Alfredo da Silva Júnior, Cleiton Cavalcanti dos Santos, José Emerson Tavares de Macedo, Talismania da Silva Lira Barbosa, Clêidiane Clemente de Melo, Zenaide Severina do Monte,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoA Educação a Distância (EaD) é uma modalidade educacional caracterizada pela utilização de recursos tecnológicos na mediação didático-pedagógica dos processos de ensino e aprendizagem, pois as atividades educativas realizadas por estudantes e professores acontecem em lugares e tempos diferentes. O objetivo do estudo foi realizar através de uma revisão literatura, a caracterização e relevância da EaD no ensino. Para tanto, foi realizada uma revisão narrativa utilizando os descritores: educação a distância, tecnologias, cursos, ensino, e aprendizagem nos idiomas português e inglês. As publicações incluídas foram dos anos de 2001 a 2020. Verificou-se que a EaD é uma modalidade promissora e gerou muitos benefícios para o ensino contribuindo na implementação de projetos educacionais e incentivando no desenvolvimento de habilidades dos estudantes (autonomia com os estudos e gerenciamento de tempo para estudar). Porém, alguns desafios precisam ser enfrentados nesta modalidade, sobretudo em relação a utilização correta dos recursos tecnológicos por docentes e estudantes e também o incentivo a promover ambientes de interação nas plataformas EaD para assegurar uma aprendizagem colaborativa e de qualidade.
Referência(s)