Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Características do tutor efetivo na ótica de professores de medicina

2023; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português

10.23925/1984-4840.2021v23i2a3

ISSN

1984-4840

Autores

Tatiane Muniz Barbosa, Ana Júlia Franceschi, Sabrine Santos Delunardo,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Objetivo: verificar as características observadas pelos professores em relação ao papel do tutor na vivência da ABP de um curso de Medicina de SC. Metodologia: pesquisa quali e quantitativa, com aplicação de questionário com base nos domínios de conteúdo, de congruência social e de congruência cognitiva sobre as características do tutor efetivo. Participaram 16 tutores de um curso de Medicina que utiliza Metodologias Ativas, a partir da aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa, Parecer nº4.793.638. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo com o agrupamento das características encontradas conforme os três domínios do questionário aplicado. Resultados: A maioria dos tutores (81,3%) entendem que o domínio de conteúdo é atingido por meio demonstração de estudo e conhecimento. Acerca da congruência cognitiva, 93,8% destaca mobilizar o raciocínio clínico, estimular a discussão e apontar caminhos para a construção de conhecimentos. Todos os tutores consideram importante oportunizar um clima acolhedor e encorajar a interação entre os estudantes, congruência social. Chama a atenção que somente 30% percebem como importante ter experiência com o método da ABP. Conclusões: dentre as características em relação ao papel do tutor da ABP, o domínio de conteúdo é expresso por meio da demonstração de estudo e conhecimento e a congruência cognitiva se caracteriza pelo incentivo ao raciocínio clínico e à discussão para a construção de conhecimentos.

Referência(s)