
Habilidades preditoras de leitura em escolares em anos iniciais de alfabetização em tempos de pandemia
2022; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Linguagem: Português
10.21723/riaee.v17i4.16233
ISSN2446-8606
AutoresMariana Garrido Santana, Simone Aparecida Capellini, Giseli Donadon Germano,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO objetivo foi caracterizar e comparar as habilidades preditoras de leitura de escolares do 1º e 2º ano do Ensino fundamental I em tempos de pandemia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa. Participaram deste estudo 40 escolares na faixa etária de 6 a 7 anos de idade, divididos em grupos (GI: 20 escolares do 1º e 2º ano) e GII (20 escolares, pareados com GI em relação a ano escolar e idade cronológica). Os escolares foram submetidos ao Protocolo de Identificação Precoce dos Problemas de Leitura. Os resultados indicaram diferença para a maioria das provas, exceto memória operacional fonológica, Leitura Silenciosa e Compreensão Auditiva de sentenças a partir de Figuras, antes e durante a Pandemia. Os escolares tiveram durante a pandemia dificuldades para as habilidades preditoras de leitura, devido a não vivenciarem os conteúdos didáticos para a aquisição da leitura.
Referência(s)