
Política e crença
2022; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Linguagem: Português
10.21723/riaee.v17i4.16556
ISSN2446-8606
AutoresHelce Amanda Moreira, Marina Y Gonzales Leal, José Maurício Avilla Carvalho, Pedro Pinheiro Teixeira,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoTomando como objeto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o movimento para regulamentação do homeschooling, este estudo propõe a identificação das crenças que fundamentam as ações dos atores envolvidos em suas defesas. Elaborou-se uma pesquisa documental com foco no Movimento pela Base (MPB), ator favorável à BNCC, e na Campanha EducAÇÃO Domiciliar - Direito Já!, que coaduna atores da coalizão em prol do ensino domiciliar. Para as análises, o trabalho utilizou categorias do Modelo de Coalizão de Defesa, criado por Sabatier e Jenkins-Smith na década de 1980. Como resultado, identificou-se que, apesar de ambas as políticas dialogarem com o direito à educação – seja pela vinculação desse direito à homogeneização do currículo ou pelo questionamento de a quem cabe a responsabilidade de provê-lo –, esses atores possuem crenças e modos de organização distintos, o que justifica a diferença em interesses e estratégias.
Referência(s)