
O FUTEBOL COMO FERRAMENTA DE APROXIMAÇÃO DO TELEJORNAL
2023; Volume: 24; Issue: 40 Linguagem: Português
10.48075/rfc.v24i40.28361
ISSN1983-148X
AutoresTalita Lima Chechin Camacho Arrebola,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoO presente trabalho constitui um ensaio. Os telejornais têm por função informar e ser uma fonte de atualização, dessa forma “conversam” com os telespectadores interagindo o que produz nessa população a falsa impressão de diálogo. Esta sensação de aproximação é dada por uma representação da vida real, por meio do espetáculo. Ele é utilizado para elevar a audiência e com o futebol não é diferente, a modalidade é usada como “veículo” de notícias na televisão e por isso contribui para sua identificação com o telespectador. Com este intuito, no dia 08 de julho 2019, o Jornal Nacional buscou apresentar um “perfil humanizado” dos jogadores campeões da Copa América, com marcas de proximidade com intuito de produzir a percepção da realidade. Estas estratégias quando, usadas pelo programa direcionam à “conquista” da legitimação e credibilidade junto ao público. As informações foram construídas por meio da imitação da ação representada por imagens e depoimentos exibidos com a presença de conteúdos morais e os papéis desempenhados pelos atores que são mostrados nas notícias. O tom emocional também pode ser apontado como um aspecto característico de ligação entre o público e o telejornal.
Referência(s)