
CHA RECOMENDADO POR PROFISSIONAIS DE MARKETING: UMA ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES DE INTERESSADOS PELA ÁREA
2023; Faculdade Novo Milênio; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.54751/revistafoco.v16n1-113
ISSN1981-223X
AutoresLuciano Souza Silva Martins, Giulianna Menezes Do Nascimento, Marcelle Peres Almeida Tavares, Andrey Santana Barbosa, Isabela da Silva Souza Santos, Janaina nascimento Simões De Souza, Marcos Azevedo Benac,
Tópico(s)Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification
ResumoO presente artigo traz resultados de uma pesquisa qualitativa cujo tema são as competências demandadas pela área de Marketing, desenvolvidas através dos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA). Tendo como objetivo analisar os CHA que especialistas ressaltam como essenciais para atuação profissional na área e avaliar o nível de identificação do público interessado nessa área com as competências previamente identificadas. Em primeira fase realizou-se entrevistas com profissionais das áreas de Marketing e Recursos Humanos a fim de identificar os CHA apontados pelos especialistas. No segundo momento foram aplicados questionários a sujeitos interessados pela área, a fim de avaliar o grau de identificação com as competências, e suas expectativas em relação à trajetória profissional. O trabalho traz contribuições sobre o estudo do Capital Humano, relacionados aos profissionais de Marketing frente a uma cultura de convergências, em um mercado de trabalho que se encontra em desenvolvimento de sua 4ª Revolução Industrial. Como resultados, são considerados conhecimentos importantes pelos profissionais, o domínio de marketing digital, de estratégias relacionadas ao composto de marketing, branding, sustentabilidade e responsabilidade social; habilidades relacionais, analíticas e de comunicação; e atitudes como estar aberto para novos desafios, ética e altruísmo. Os respondentes sinalizaram maior identificação com as atitudes apontadas.
Referência(s)