Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

“Regra Tácita”

2023; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 32; Issue: 69 Linguagem: Português

10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p106-124

ISSN

2358-0194

Autores

Jalusa Silva de Arruda, Otto Vinicius Agra Figueiredo, Edmar Ferreira Santos,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

O artigo é desdobramento de pesquisa desenvolvida em Salvador e nove municípios do Recôncavo Baiano, que teve por objetivo identificar percepções e sentidos sobre racismo, sexismo e intolerância religiosa, especialmente praticada contra crianças, adolescentes e jovens. Neste momento, objetiva-se analisar a percepção de atos e práticas identificados como intolerância religiosa no ambiente escolar, pois foi recorrente a menção à escola como lócus dessa forma de violência. Para tanto, considera-se racismo religioso como categoria analítica, uma vez que, no Brasil, discriminações e violências praticadas contra grupos religiosos são predominantemente dirigidas às religiões de matriz africana. Os dados indicam interdições específicas para crianças, adolescentes e jovens de religiões afro-brasileiras, bem como práticas associadas ao bullying que desvelam o racismo religioso institucionalizado na escola, em detrimento de um projeto político pedagógico antirracista.

Referência(s)