Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Relações de gênero na sala de aula

2022; Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação; Volume: 16; Issue: 36 Linguagem: Português

10.22420/rde.v16i36.1511

ISSN

2238-4391

Autores

Cristiane Souza de Menezes, Lia Machado Fiúza Fialho, Charliton José dos Santos Machado,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

O artigo analisa as relações de gênero em escolas paraibanas, a partir das memórias da escolarização de rapazes e homens na Educação de Jovens e Adultos. Com pesquisa fundamentada na História Cultural, especificamente nos estudos de gênero, utilizou-se a metodologia da História Oral temática, com entrevistas de dez estudantes do sexo masculino de escolas públicas de João Pessoa, Paraíba. As memórias dos estudantes sobre sua escolarização (entre anos 1950 e 2000), desvelam a concepção de que existiria uma suposta ‘natureza’ distinta para os sexos biológicos, determinando comportamentos de homens e mulheres. Assim, garotos seriam propensos à bagunça, enquanto garotas seriam dedicadas aos estudos. Conclui-se que essa percepção contribui para a manutenção de fronteiras entre o feminino e o masculino no cotidiano escolar.

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