
Literacia familiar e o governo de mulheres-mães: o currículo do Conta pra Mim e a conformação de corpos-femininos no espaço doméstico
2022; UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO; Linguagem: Português
10.20435/serieestudos.v27i61.1727
ISSN2318-1982
AutoresMaria Beatriz de Freitas Vasconcelos, Maria Carolina da Silva Caldeira,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoEste artigo apresenta um recorte de uma pesquisa em que se analisou um documento disponibilizado pela Política Nacional de Alfabetização no Brasil (PNA), o Guia de Literacia Familiar. Este artefato cultural é parte central do programa do Governo Federal Conta pra Mim, que foi lançado em 2019, com o objetivo de incentivar um modo de praticar a leitura, a escrita e estímulos ao desenvolvimento da oralidade, com as crianças e suas famílias, em casa. Embora tenha objetivos que se vinculam ao currículo escolar, o Guia se direciona para as famílias, constituindo-se, portanto, como um currículo não escolar, que convoca as famílias a assumirem determinadas posturas que comumente são esperadas da escola. O objetivo deste trabalho é mostrar, com base nos estudos pós-críticos de currículo, como o Guia de Literacia Familiar atua como currículo cultural e recorre a técnicas de biopoder para operar conformando corpos-femininos no espaço doméstico de diferentes formas. Argumenta-se que este currículo, implementado para ser efetivado na esfera doméstica, que aciona evidências científicas com relação ao “hábito materno” para se legitimar, intenciona convocar as mulheres-mães para acatarem essa responsabilidade, uma vez que elas ainda são a maioria entre as pessoas que ocupam o espaço doméstico.
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