Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Saberes tradicionais e Educação Ambiental no Brasil: possibilidades e desafios

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.34024/revbea.2023.v18.14324

ISSN

1981-1764

Autores

Frederico Mendes de Carvalho,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este texto, construído a partir de uma entrevista com a makota Cássia Kidoialê, relevante liderança da Comunidade Kilombola Manzo Ngunzo Kaiango, situada na periferia de Belo Horizonte, no bairro Santa Efigênia - que milita na valorização dos saberes tradicionais e a importância de se considerar tais conhecimentos na articulação das diversas políticas públicas - reflete sobre as possibilidades e desafios presentes na necessária articulação entre os saberes tradicionais e a ciência ocidental no processo de Educação Ambiental. O artigo é composto por três partes e na primeira farei uma breve conceituação de Educação Ambiental e os marcos legais que a constituíram no Brasil e no mundo. Na segunda, discutirei o apagamento histórico dos saberes tradicionais e sua desconsideração na construção da Educação Ambiental e por fim, apontarei possibilidades de articulação dos saberes afro-brasileiros e indígenas com a Educação Ambiental na constituição de um modelo diverso, inclusivo e amplo. O texto traz pistas de como se implementar a Educação Ambiental incorporando saberes dos povos afro-brasileiros e indígenas, e o quanto isso é importante para a cidadania, uma vez que reitera o caráter multiétnico, complexo e plural presente na formação da sociedade brasileira contemporânea.

Referência(s)