
Análise linguística nos documentos curriculares do ensino fundamental da Região Norte
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Issue: 64 Linguagem: Português
10.5902/2176148569743
ISSN2176-1485
AutoresRoseli Bitzcof de Moura, Ângela Francine Fuza,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoEste artigo discute como os documentos curriculares da Região Norte do Brasil, pós-BNCC (BRASIL, 2017), abordam a Análise Linguística (AL), a fim de possibilitar reflexões sobre essa prática. Trata-se de estudo documental, sob os pressupostos da Linguística Aplicada, ancorado na perspectiva dialógica de linguagem e no percurso histórico sobre Ensino Gramatical (EG), Prática de Análise Linguística (PAL) e Análise Linguística Dialógica (ALD). Os resultados revelam que os documentos seguem as mesmas evidências de AL, propostas pela BNCC, e que a PAL embasa os textos introdutórios. Contudo, a reorganização curricular expressa perspectivas EG e PAL e poucas de ALD.
Referência(s)