Artigo Acesso aberto

OS TEMPOS DA NINFA SOB A LUZ E ENTRE CORES

2023; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.26843/dp.v18i2.3805

ISSN

2177-9856

Autores

Silvaneide Dias Da Silva, Rogério Luiz Silva de Oliveira,

Tópico(s)

Semiotics and Representation Studies

Resumo

A forma como as cores e os corpos são dispostos ante à luz, em determinadas cenas do cinema e do audiovisual, faz com que elas percam em certa medida suas significações óbvias. Ao serem expostos e, consequentemente tomarem seus lugares na cena e no tempo do ocorrido, os corpos entrelaçam-se num jogo articulado em suas respectivas tonalidades, formas e texturas. São esses detalhes que estão nos chamando atenção no seriado Medici: Masters of Florence, (2016) de Sergio Mimica-Gezzan. Para pensarmos a visualização do tempo nessas matérias, estamos tomando como referências, Aby Warburg e Georges Didi-Huberman. Nessa mobilização entre imagem e filosofia, iremos pensar como algumas plasticidades agem enquanto formas inseridas nas características e sentimentos da personagem Madalena (Sarah Felberbaum) preservando a forma da ninfa arcaica na reconstituição do tempo no seriado. Palavras chaves: luz; cores; objetos; Aby Warburg; Didi-Huberman.

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