
Promoção da saúde para o controle da hanseníase, no contexto da atenção primária da saúde: relato de experiência de discentes de medicina
2023; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v12i2.40108
ISSN2525-3409
AutoresEvaldo da Costa Sá Borges de Rezende, Daniel Sorna Labeca Guerra, Carlos Eduardo Alexandre Silva, Ângela Carolline Alcântara Negrão, Emerson André Negrão do Nascimento, Waltair Maria Martins Pereira,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoHanseníase, doença infecciosa transmissível cujo agente, o Mycobacterium leprae, causa lesões cutâneas e neuropatias. Por ser endêmica no Brasil, os Ministérios da Saúde e da Educação instituíram agenda específica para a prevenção e a promoção de saúde em escolas públicas através do Programa Saúde na Escola. Este relato de experiência, teve como objetivos desenvolver atividades de educação em saúde sobre hanseníase, associadas a busca ativa de manchas na pele de alunos e familiares da Escola Municipal de Ensino Fundamental e disponibilizar instrumento pedagógico sobre o controle de hanseníase, para os Agentes Comunitários de Saúde da Estratégia Saúde da Família Riacho Doce. A metodologia seguiu o Planejamento Estratégico Situacional, para a elaboração das operações voltadas para a elevação da taxa de detecção precoce da hanseníase, combatendo a desinformação sobre a doença e o negligenciamento da busca ativa. A apresentação de peça teatral mostrou-se pedagogicamente eficiente para repassar os conhecimentos sobre a prevenção da hanseníase, para os alunos do Ensino Fundamental; a adaptação da ficha de inspeção cutânea adotada pelo Ministério da Saúde, facilitou o processo de busca ativa. A cartilha simplificada representou instrumento de aprendizado para os Agentes Comunitários de Saúde. Os resultados demonstraram a importância do diagnóstico precoce bem como evidenciou a necessidade de ampliação e sistematização de atividades de promoção da saúde, maior interação entre a saúde da Comunidade, das famílias com as equipes de trabalho. A integração entre as Instituições de Ensino e de Saúde mostrou-se efetiva na prática dos discentes e no envolvimento dos atores do território.
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