
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO SOBRE O BIOMA CERRADO POR MEIO DE JOGOS DIGITAIS NO PERÍODO DA PANDEMIA
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26571/reamec.v11i1.14534
ISSN2318-6674
AutoresValdivani Souza de Moura, Débora Eriléia Pedrotti Mansilla,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoO tema Bioma Cerrado faz parte do contexto regional de estudantes do estado do Mato Grosso, desse modo, esta escolha deu-se por possibilitar a compreensão de peculiaridades regionais e ambientais para auxiliar os(as) estudantes no desenvolvimento de atividades realizadas por meio de ensino investigativo e de produção de jogos on-line. O ensino remoto, no período da pandemia de Covid-19, gerou desafios e impulsionou tanto educadores como estudantes a aplicar e a se envolver em uma nova forma de ensinar e de aprender. Assim, este texto demonstra o resultado de pesquisa participante com metodologia qualitativa, que foi desenvolvida em uma escola estadual de Cuiabá, com estudantes dos primeiros anos do Ensino Médio, ao longo do ano de 2021. Os encontros ocorreram de forma remota, na maior parte do tempo, alguns encontros foram presenciais, nessa oportunidade, foram seguidas as recomendações sanitárias exigidas. Dessa forma, as atividades realizadas proporcionaram a socialização de saberes adquiridos sobre o cerrado, por meio do jornal mural do aplicativo Padlet, de jogos digitais produzidos e de quizzes, pelo aplicativo Kahoot.com, que propiciaram aos estudantes sensibilização ambiental com ocorrência de aprendizagem significativa acerca do Bioma Cerrado.
Referência(s)