DesConstrói Aprendizagem: protótipos de jogos e de produto desenvolvidos por educadores, adolescentes e jovens da Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES)
2022; Linguagem: Português
10.5151/ped2022-4392698
ISSN2318-6968
AutoresAlais Souza FERREIRA, Luiz Fernando Gonçalves de FIGUEIREDO, Izabel Carolina Martins CAMPOS,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste artigo objetiva apresentar o processo de desenvolvimento e o resultado final dos protótipos de jogos e de produto desenvolvidos pelos educadores, adolescentes e jovens aprendizes da Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES). Esses protótipos foram desenvolvidos em 2021, durante o projeto de extensão intitulado “Gestão de design sistêmica para o desenvolvimento de produtos ludificados e gamificados: capacitação de educadores, adolescentes e jovens da IDES”. Os protótipos foram desenvolvidos durante três capacitações sobre design e suas vertentes fornecidas aos educadores, adolescentes e jovens dos programas EducArte e Formação Aprendiz da IDES. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa-ação. O processo projetual de design utilizado para a construção dos protótipos envolveu seis etapas: problemática; definição; ideação; prototipação; implementação; análise. Obteve-se como resultado três protótipos de jogos intitulados “Vila açoriana”, “TRIF (Trilhando o Futuro) - Segue Reto Toda a Trilha”, “Somos todos iguais! Vidas negras importam!” e um protótipo de produto denominado “Gôndola Modular”.
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