
Ontologia idealista no Campo do Design: monismo formalista no ensino da teoria da cor
2022; Linguagem: Português
10.5151/ped2022-4216440
ISSN2318-6968
AutoresPaulo MAGALHÃES, Alberto CIPINIUK,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoNo presente trabalho realizamos uma análise crítica acerca do monismo idealista no Campo do Design como parte da ontologia idealista que, até onde pudemos observar empiricamente, é legitimada e reproduzida nos meios de consagração do saber, ou seja, nos bancos escolares que se propõem a ensinar teorias e fundamentos do design. Defendemos que ao propor o aprendizado destas teorias e fundamentos, é muito raro uma instrução do contraditório que acate e analise o movimento histórico concreto como parte fundamental do estudo, de forma a apagar as razões sócio culturais que determinam de fato os porquês de empregarmos a configuração (Gestaltung) desta ou daquela maneira. Assim, sugerimos o estudo acerca das ideias monistas principalmente acerca do ensino da teoria das cores. Para tanto, utilizaremos exemplos históricos concretos, primeiro na História da Filosofia e, depois, na História do Design.
Referência(s)