Artigo Acesso aberto

Memórias da Arte Vestível Brasileira

2022; Linguagem: Português

10.5151/ped2022-2586592

ISSN

2318-6968

Autores

Marina Dêisedely Damasceno dos Santos Oliveira, Simone BARROS,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

Este artigo busca apresentar a arte vestível através de acervos museológicos brasileiros dedicados às artes e à moda, revelando diferentes nascentes deste segmento no Brasil. Esses vestuários foram escolhidos e fundamentados no debate internacional sobre os conceitos de wearable art, pois ainda é incipiente no Brasil, mesmo com a existência de obras icónicas em diversos acervos nacionais. A wearable art pode ser definida como uma obra de arte possível de ser vestida, que primordialmente são produzidas manualmente, são peças únicas e exploram composições com diferentes materiais e objetivos, e sua grande maioria representa uma oposição às roupas industrializadas. Com este sentido, apresentamos a Coleção Rhodia e os Parangolés de Hélio Oiticica, ambos do acervo MASP, e os figurinos de Ney Matogrosso da coleção doada à Modateca SENAC/SP. Nestes acervos foi possível perceber a convergência do termo wearable art em obras brasileiras, embora ainda não tenham sido mencionadas como tal.

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