Práticas projetuais participativas no ensino de Design: estudo de caso da disciplina Projeto VII
2022; Linguagem: Português
10.5151/ped2022-6477178
ISSN2318-6968
AutoresViviane G.A. NUNES, Verônica A. JORGE, Anamaria Ribeiro de Lima Carvalho,
Tópico(s)University-Industry-Government Innovation Models
ResumoNos últimos anos, as intervenções do Design voltaram-se à solução de questões transversais, incluindo as sociais. Porém, a identificação da área como prática projetual de ‘objetos do desejo’ ainda é muito forte, principalmente pelo papel da mídia voltada ao mercado. Esse artigo traça reflexões sobre uma disciplina de Projeto que buscou discutir a função social do Design como prática de projeto para responder às demandas da comunidade, de forma colaborativa e integrada. Orientada por conceitos de Design Participativo e Codesign, a disciplina ocorreu de forma remota, devido à pandemia, o que permitiu explorar soluções em plataformas digitais para interação com os participantes. Os resultados apontam que estimular projetos participativos nos cursos de graduação que articulem teoria e prática, embora desafiador, pode contribuir para conscientizar sobre a importância de integrar outros participantes, com formação e experiências diversas, para gerar soluções viáveis em colaboração e com maior impacto social.
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