Artigo Acesso aberto

Método de projeto no ensino de Design de Interiores e os aspectos convergentes com o campo do Design: mapeamento do método de projeto nas IES brasileiras

2022; Linguagem: Português

10.5151/ped2022-8423539

ISSN

2318-6968

Autores

Gilberto Oliveira, Gustavo MEDEIROS, Nayra SILVA,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Pesquisa realizada junto aos cursos de Design de Interiores, nível bacharelado, de natureza pública e privada, regularmente ativos no Brasil, com o objetivo de mapear e identificar como cada instituição trata os aspectos metodológicos das disciplinas de projeto. A partir de pesquisa qualitativa aplicada, com percurso metodológico bem definido, realizou-se reflexões sobre convergências e divergências entre os métodos de projeto em Design – Projeto de Produto e Design de Interiores, resguardando suas especificidades. Discute-se sobre as etapas e técnicas do método projeto em Design de Interiores, passando-se pelo entendimento sobre briefing e conceito nas duas profissões. Por fim, investigou-se ações de inovação no ensino remoto durante o período do isolamento social, causado pela pandemia da COVID-19. A pesquisa revela significativa aderência dos métodos aplicados no ensino de projeto em Design de Interiores com o campo do Design.

Referência(s)
Altmetric
PlumX