
Prêmio Design Museu da Casa Brasileira: as noções sobre design, suas contradições e disputas.
2022; Linguagem: Português
10.5151/ped2022-9412859
ISSN2318-6968
AutoresGiuliano Perretto, Juarez Bergmann Filho,
Tópico(s)Visual Culture and Art Theory
ResumoEste artigo apresenta o modo como as noções sobre design são articuladas nos catálogos do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira – PDMCB – no período de 2015 a 2019. Foi realizado o cruzamento de dados levantados em análise dos catálogos, em uma pesquisa documental, com o referencial teórico da Teoria e História do Design, como Adrian Forty (2007), Rafael Cardoso (2005; 2007) e Isabel Campi (2007). Percebe-se que no período analisado o conceito de design ainda é articulado sob forte influência dos ideais internacionais do modernismo e funcionalismo. As descrições dos objetos vencedores e selecionados para a exposição anual dos produtos premiados, assim como os textos que dão introdução a cada categoria da premiação, recorrem as ideias de “bom design”, “forma e função”, atemporalidade, simplicidade da forma, entre outras características que marcaram o movimento modernista da arquitetura e do design do século XX.
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