Reflexões sobre o ensino de Arte para graduação em Design: percepções docentes e relato de experiência
2022; Linguagem: Português
10.5151/ped2022-9545590
ISSN2318-6968
AutoresMarcele Cristiane MINOZZO, Carolina CALOMENO,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente artigo reflete sobre o ensino-aprendizagem em Arte e suas possíveis contribuições para o desenvolvimento de capacidades na formação em Design. Para tanto, investigamos quais as habilidades desejadas ao designer e como a disciplina de História da Arte é abordada nos cursos de Design. Entrevistas com professores desta disciplina, em instituições de ensino superior de Curitiba, foram realizadas para compreender a abordagem metodológica adotada e as mudanças que vem ocorrendo nos currículos. Complementarmente, foi realizada participação na disciplina de História da Arte para os cursos de Design da UFPR. Como resultado, constata-se que o ensino de Arte, na amostra estudada, tem sido reduzido em horas e número de disciplinas, e que um tempo maior permitiria aprofundamento e reflexão, visto que a Arte é necessária não apenas para construção de repertório visual mas como espaço para desenvolver sensibilidade e construção de uma consciência social para o futuro profissional do Design.
Referência(s)