
Design de uma Plataforma para Criação de Conteúdos Educacionais em Realidade Aumentada
2022; Linguagem: Português
10.5151/ped2022-3291944
ISSN2318-6968
AutoresRomero TORI, Felipe Kenzo Kusakawa MASHUDA, Felipe Miyaji BILHA, Bruno Lou Wei GUO,
Tópico(s)Virtual Reality Applications and Impacts
ResumoRealidade Aumentada (RA) é um recurso presente na maioria dos celulares que os estudantes portam hoje em dia. Pesquisas já demonstraram a eficácia dessa nova mídia na melhoria do engajamento, atenção e aprendizagem dos alunos. No entanto, a RA ainda é pouco utilizada em escolas, devido à pouca disponibilidade de conteúdos didáticos nesse formato e por demandarem conhecimentos de tecnologia e/ou programação para serem criados. Neste artigo apresentamos e discutimos o processo de concepção e design de uma plataforma de criação e publicação em nuvem de conteúdos de RA, voltada para professores de ensino fundamental e médio, gratuita e de código aberto, que não demanda conhecimentos técnicos avançados e é de fácil configuração e utilização. Testes iniciais do protótipo funcional desenvolvido, apresentaram resultados promissores.
Referência(s)