Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Montagem, narrativa, discurso

2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 11; Linguagem: Português

10.20396/conce.v11i00.8668045

ISSN

2317-5737

Autores

Dionatan Daniel da Rosa,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Neste artigo, analiso a encenação de Cabras: cabeças que rolam, cabeças que voam... da Cia Teatro Balagan, com direção de Maria Thais, em busca de procedimentos metodológicos operados pela diretora, na construção da narrativa espetacular, através dos quais seja possível fazer uma relação com as estratégias utilizadas na teoria da montagem cinematográfica, na formulação da narrativa fílmica, no que diz respeito concretização de uma história ou de um tema e nos recursos de composição da cena. Como campus de análise, utilizo gravações da peça realizadas durante o ano de 2016, e como conceito operativo utilizo a divisão das formas de montar no cinema organizadas por Vincent Amiel. Este artigo é parte da pesquisa de Mestrado intitulada “Montagem Expandida”, que teve a dissertação defendida no ano de 2018, no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina, sob orientação do Prof. Dr. Edélcio Mostaço, com financiamento da CAPES.

Referência(s)
Altmetric
PlumX