Artigo Acesso aberto

As identidades visuais da VARIG- Viação Aérea Riograndense

2022; Linguagem: Português

10.5151/ped2022-9238611

ISSN

2318-6968

Autores

Fabiano de Vargas SCHERER,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Este artigo resgata as identidades visuais da VARIG – Viação Aérea Riograndense, pioneira companhia aérea brasileira, cujos aviões voaram pelos céus do Brasil e do mundo de 1927 a 2006. Foram encontradas quatro identidades singulares – Biguá, Ícaro, Rosa dos Ventos e Rosa dos Ventos reestilizada, que representam distintas fases da empresa. É dada ênfase a identidade Rosa dos Ventos e ao trabalho do seu criador, Nelson Jungbluth, uma vez que foi a mais duradoura e ajudou a divulgar a imagem de grandiosidade e competência da empresa. Por meio de estudos, levantamentos e relatos, pode-se observar diferenças, no projeto e implementação, das identidades levando em consideração a construção gradual de uma identidade versus a entrega de um projeto pronto e completo, e o uso elementos da identidade anterior versus uma mudança radical. Tais identidades, pela importância e presença no imaginário (afetivo), merecem fazer parte da memória e história do design brasileiro.

Referência(s)