
A SOCIAL-SEMIOTIC APPROACH FOR VISUAL ANALYSIS OF TWO-DIMENSIONAL GAMES: ON MEANING-MAKING IN DUCKTALES
2022; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p344-369
ISSN2179-3948
AutoresAndré de Oliveira Matumoto, Paulo Roberto Gonçalves-Segundo,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoAtualmente, os videogames constituem-se como objeto de crescente relevância no meio acadêmico. Assim, faz-se necessária uma metodologia acerca das construções de sentido nesses textos. Neste artigo, propõem-se categorias de análise visual e discursiva de jogos bidimensionais por meio do quadro teórico da Semiótica Social. Partindo da natureza multimodal e interativa dos videogames, analisa-se como a modalidade visual em si e em suas interfaces constrói significados por meio de estratégias ludossemióticas. Para tal, explorar-se-á o estágio amazônico no jogo Ducktales (CAPCOM, 1989), de modo a descrever como as escolhas semióticas empregadas constroem significados e discursos a respeito do espaço representado.
Referência(s)