Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

dígrafos do português na escrita de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental

2023; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Linguística; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/1984-8412.2023.e85764

ISSN

1984-8412

Autores

Ana Ruth Moresco Miranda, Lissa Pachalski, Lorenzo Steinhorst Richetti,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Este artigo busca descrever e analisar a grafia dos dígrafos do sistema ortográfico do português brasileiro (PB) por crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, o erro (orto)gráfico é tido como objeto principal de análise, sendo discutido considerando-se um tratamento qualitativo e quantitativo-descritivo, segundo as variáveis tipo de escola (pública e particular), série, tipo de dígrafo e natureza de erro. Os resultados mostram que há decréscimo de erros à medida que avançam as séries e que há maior incidência de erros na escola pública. No entanto, são observadas similaridades em relação à qualidade do erro produzido em ambas as escolas. As crianças dão tratamento diferenciado aos dígrafos de acordo com o tipo de complexidade envolvida na relação fonema-grafema. Os dígrafos que aparentam ser maior objeto de dúvida são os heterossilábicos, considerando-se os índices gerais de erro em relação aos acertos e sua natureza quase categoricamente ortográfica. Repercussões para o ensino são discutidas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX