
Colocação pronominal à luz da Sociolinguística Educacional: o caso proclítico em gêneros textuais da esfera cotidiana
2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 43; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5433/1679-0383.2022v43n1p85
ISSN1679-0383
AutoresKauana Scabori dos Santos, Flávia Pereira Serra, João Carlos Domingues dos Santos Rodrigues,
Tópico(s)Linguistics and Discourse Analysis
ResumoA adequação aos casos de ênclise no Português Brasileiro, doravante citado PB, tem demonstrado assumir uma mudança proclítica mesmo diante de contextos que requerem o uso do pronome na forma enclítica. Fato este demonstrado por estudos, como os de Mattos e Silva (2004), e Vieira (2013), que se detêm à referida ‘mudança linguística’. O caso da colocação pronominal passa pelo regimento da normativa canônica, imposta pela gramática do século XVI, que culmina em unidades didáticas distantes da realidade linguística dos discentes (BORTONI-RICARDO, 2005; FARACO, 2008). O artigo ampara-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Educacional e na Pedagogia da Variação Linguística (FARACO, 2008; VIEIRA, 2019). Isso posto, este texto científico, motivado pela problemática citada, visa, em uma perspectiva geral, analisar se existe vitalidade à próclise, mesóclise e ênclise em textos da Norma Culta do PB em distintos gêneros textuais. Para tanto, os objetivos específicos consistem em: (i) verificar a colocação pronominal em textos conforme os gêneros Artigo de Opinião, Charge, Entrevista, Notícia, Propaganda e Tirinha; (ii) investigar se existe elevada produtividade à colocação pronominal em contexto de próclise; (iii) expor os resultados obtidos em gráficos; e (iv) apresentar uma proposta de unidade didática tendo a colocação e a mudança pronominal do PB como eixo norteador. Em razão a alcançar aos objetivos postos, a metodologia do artigo consiste na pesquisa de natureza quali-quantitativa descritiva, em que se considera a posição de pronomes clíticos átonos em 60 textos, distribuídos conforme seis gêneros textuais. Os resultados indicaram a predileção ao uso da próclise nos gêneros: Entrevista, Artigo de Opinião e Tirinha. Outrossim, nós verificamos que a ocorrência da mesóclise se apresenta nula nos gêneros textuais com as seguintes tipologias: informativa, opinativa e interpretativa.
Referência(s)