Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Exames nacionais de ingresso à educação superior: uma análise do Gaokao

2021; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 34; Issue: 112 Linguagem: Português

10.24109/2176-6673.emaberto.34i112.5001

ISSN

2176-6673

Autores

Rogério Justino,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Artigo de revisão de literatura construído a partir de levantamento e análise das principais produções bibliográficas que tratam do Exame Nacional Chinês de Ingresso à Educação Superior, Gaokao, 高考, o primeiro exame em larga escala a ser aplicado no mundo e o maior em número de inscritos. Iniciado em 1952, esse modelo é associado aos exames imperiais, que habilitavam para os cargos administrativos e militares na burocracia da China imperial. Historicamente, os sentidos da meritocracia e justiça associados aos exames imperiais influenciaram a criação do Gaokao. Sua configuração é dinâmica e pode variar de acordo com as províncias; contudo, apesar da longa história, as críticas são constantes e as reformas implantadas, na tentativa de criar alternativas para o ingresso às universidades, são estratégias para reduzir a pressão do exame sobre os jovens chineses. A condução da história do Gaokao, com atenção à forma, ao conteúdo e às críticas atuais, mostrará que existe um componente tradicional e constituidor cultural da vida escolar chinesa, herdando dos exames imperiais a conjugação da meritocracia e justiça.

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