Artigo Acesso aberto Produção Nacional

COVID-19 e a estrutura financeira de empresas do varejo brasileiro

2022; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5935/2319-0485/praticas.v10n3e15588

ISSN

2319-0485

Autores

Arnóbio Neto Araujo Durães, Samuel de Freitas Júnior, Davi Jônatas Cunha Araújo,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o impacto da pandemia da Covid-19 na estrutura financeira de empresas de varejo listadas na Brasil Bolsa Balcão (B3). A pesquisa se deu a partir da análise de relatórios financeiros e do cálculo de indicadores de empresas do setor listadas na B3, no período de 2017 a 2021, que contou com dados coletados da Economática®. Como principais resultados, percebeu-se que nem todas as empresas sofreram os mesmos efeitos. Os indicadores apontaram que o impacto da Covid-19 foi maior na estrutura financeira das empresas do ramo de roupas e vestuários; com algumas delas apontando “leve” recuperação no ano de 2021. Concluiu-se que a pandemia afetou diretamente grande parte das empresas do ramo do varejo listadas na B3, com o aumento de passivo oneroso, redução de caixa, diminuição na receita líquida de vendas e, consequentemente, diminuição dos lucros; algumas delas, apresentando prejuízo como resultado.

Referência(s)