
Quintal: uma instalação ecoformativa de saberes e vivências na Educação Infantil
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 33; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5216/rp.v33i2.74866
ISSN2238-8850
AutoresMaria Glória Dittrich, Vanderléa Ana Meller,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente artigo trata sobre o quintal como instalação ecoformativa de saberes e vivências na Educação Infantil,proposta nas práticas de estágios do curso de Educação Física da UNIVALI, em tempos de pandemia. A pesquisafoi qualitativa, na perspectiva fenomenológica. No estágio, as vivências educativas foram organizadas noplanejamento didático pedagógico por dez estagiários, com encontros semanais. A coleta de dados deu-se atravésde relatórios, que foram base de conteúdo para a compreensão da pesquisa sobre o estágio. Os resultadosdemonstraram que, em tempos de pandemia, o quintal pode ser compreendido como instalação ecoformativa queproporcionou vivências educativas de interação entre a criança, a cultura, a natureza no ambiente familiar. Oquintal se apresentou como um lugar de (auto)organização do conhecimento, ampliando as capacidadesperceptivas e expressivas da criança e do estagiário. As práticas dirigidas remotamente oportunizaram aberturapara diálogo criativo interdisciplinar, pois cada ser no seu mundo aprendeu a aprender com o livre brincar naampliação da imaginação, sensações e percepções de linguagens significativas e educativas.
Referência(s)