Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A leitura híbrida no ensino médio

2022; Issue: 63 Linguagem: Português

10.13102/sitientibus.vi63.9112

ISSN

2595-8305

Autores

Elizabeth Mota Nazareth de Almeida, Carlos Eduardo Díaz Loyo,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Hoje, com os avanços e a presença de novas tecnologias nos processos educacionais, estudantes de diferentes níveis estão envolvidos em práticas letradas nos formatos físico e digital. Contudo, a presença da leitura digital não descarta a possibilidade de os alunos realizarem atividades de leitura em materiais físicos, ao contrário, é gerada uma inter-relação entre os dois formatos, proporcionando uma leitura híbrida. Nesse caso, este artigo tem como objetivo refletir sobre as práticas de leitura híbrida no Ensino Médio. Além disso, faremos a análise das características dos textos presentes no meio digital, ao abordar questões a respeito do perfil do hiperleitor. Por fim, discutiremos questões voltadas para as práticas de (multi)letramentos na escola básica. Conclui-se abordando o redirecionamento de papéis nos processos de ensino e de aprendizado, em uma sociedade tecnológica digital, enfatizando o protagonismo do aluno e do papel do professor-autor, na contemporaneidade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX