
CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUSEU DE ARTE DE BLUMENAU NUM VERNISSAGE: A PARTILHA ESTÉTICA
2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33871/23580437.2022.9.2.79-92
ISSN2358-0437
AutoresRosana Clarice Coelho Wenderlich, Carla Carvalho,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoTem como tema a relação de crianças e adolescentes com arte num vernissage e problematiza o percurso vivido por estes durante o evento num Museu de Arte. Tem como objetivos: discutir as potencialidades dos Museus de Blumenau e região para a educação estética, cultural e artística e compreender por meio dos registros dos museus os objetos propositores para a educação estética, artística e cultural na perspectiva de compreender a política da partilha do estético. O artigo apresenta o contexto, a metodologia, as discussões teóricas articuladas à análise, bem como os principais dados. É parte de investigações sobre proposições estéticas nos Museus de Arte. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, ancora-se na Pesquisa Educacional Baseada em Arte com viés a/r/tográfico. A geração de dados com cinco crianças e adolescentes permeou registros fotográficos durante o vernissage e em narrativas em diário de “linhas”. Os resultados indicam que as crianças e adolescentes reconhecem os espaços museais como lugares de conhecimento e cultura, abertos ao público. Que a mediação cultural na relação com o artista presente durante o vernissage enriquece o diálogo e abre possibilidades de percepção sobre as obras e o entendimento sobre o sistema da arte. Que se envolvem mais em obras interativas. Reconhecer a presença das crianças e adolescentes como público em potencial nos indica a relevância de uma “escutatória” que considere o que as crianças têm a falar, uma escuta atenta, respeitosa e dialógica que se abra na mediação com esses sujeitos.
Referência(s)