
PROGRAMA DE COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA: INSTRUMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS COLETADOS EM UMA IES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
2022; Linguagem: Português
10.22201/iingen.0718378xe.2022.15.3.81201
ISSN0718-378X
AutoresRisete Maria Queiroz Leão Braga, Ana Isabela Lobato Teles, Samara Avelino de Souza França, María Ludetana Araújo, Gabriel Hiromite Yoshino, Lúcia Maria de Almeida,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA geração de resíduos sólidos e sua disposição final ambientalmente correta têm sido alguns dos maiores desafios enfrentados atualmente no mundo e tem levado a criação de novas políticas públicas para melhorar a gestão e o gerenciamento destes resíduos. No Brasil se destaca o Decreto nº 5.940/2006, que estabelece a implantação da Coleta Seletiva Solidária (CSS) nas instituições públicas federais. Na Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto – Universidade Federal do Pará (UFPA), a CSS é de responsabilidade da Prefeitura Multicampi, que encaminha os materiais recicláveis recolhidos dos Locais de Entrega Voluntária (LEV) da Instituição para associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis da Região Metropolitana de Belém (RMB). O objetivo deste estudo foi avaliar quali-quantitativamente os materiais recicláveis constantes nos LEV da UFPA em três períodos, 2015, 2018 e 2019; analisar os resultados de ações de educação ambiental desenvolvidas nesse período; e estimar o valor bruto com a sua possível comercialização. Os resultados revelaram que a parcela de papel/papelão foi a mais significativa em termos de quantidade em relação aos demais materiais recicláveis. O valor bruto estimado para a comercialização de três categorias de material reciclável (papel/papelão, plástico e metal), pelas associações e cooperativas em 2019, foi de quase R$ 30,000.00 (trinta mil reais).
Referência(s)