Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Qualidade do cuidado e segurança do paciente: o papel dos pacientes e familiares

2022; Centro Brasileiro de Estudos de Saúde; Volume: 46; Issue: 135 Linguagem: Português

10.1590/0103-1104202213516

ISSN

2358-2898

Autores

Vanessa Cristina Felippe Lopes Villar, Mônica Martins, Elaine Teixeira Rabello,

Tópico(s)

Patient Satisfaction in Healthcare

Resumo

RESUMO Este ensaio procurou discutir o papel dos pacientes e das famílias na qualidade dos cuidados e na segurança do paciente. Tradicionalmente, o papel dos profissionais de saúde – especialmente, dos médicos – tem sido predominante na discussão e na definição do que constitui um cuidado de saúde de alta qualidade. Entretanto, outros atores foram reconhecidos no debate contemporâneo sobre a qualidade do atendimento e, em particular, sobre a segurança do paciente e a centralidade do atendimento. O papel dos pacientes na qualidade do atendimento e até mesmo o seu protagonismo na identificação dos principais problemas presentes na prestação de cuidados e em como contribuir para um atendimento mais seguro são destacados. Inicialmente, discute-se o papel dos pacientes e seus familiares na qualidade do atendimento e na segurança do paciente. Em seguida, são discutidos os fatores que influenciam e dificultam a sua participação. Finalmente, são propostas estratégias para aumentar a participação dos pacientes. Pacientes e familiares podem desempenhar um papel essencial na melhoria da qualidade dos cuidados de saúde e da segurança do paciente. Entretanto, eles devem estar ativamente envolvidos para que isso ocorra, com suas contribuições consideradas em um ambiente favorável a uma cultura de segurança justa.

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