Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Escola Técnica Nacional

2022; Sociedade Brasileira de História da Educação; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/rbhe.v23.2023.e242

ISSN

2238-0094

Autores

Samuel Silva Rodrigues de Oliveira, Tereza Fachada Levy Cardoso, Maria Renilda Nery Barreto,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O artigo analisa a história da Escola Técnica Nacional a partir da memória de egressos, membros da Associação de Ex-alunos da Escola Técnica Nacional e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Investiga-se o projeto educacional de reforma do ensino industrial nos anos 1940 e a trajetória de vida de estudantes, enfocando a relação entre memória social e história da educação, bem como experiência e identidade social no mundo do trabalho. Reivindica-se a metodologia da História Oral e História Pública para renovar análises da História da Educação.

Referência(s)