Artigo Acesso aberto Produção Nacional

DA INCLUSÃO À EXCLUSÃO: ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA DE RAMPAS E ESCADARIAS NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE GRAVATÁ - PE

2022; Linguagem: Português

10.5151/eneac2022-030

ISSN

2318-6968

Autores

Jessica Fabiola Gonçalves Lira, Laura Bezerra Martins,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Para assegurar o direito à educação da Pessoa com Deficiência (PcD), o Ministério da Educação criou o Programa Escola Acessível, contribuindo para um sistema educacional inclusivo. Aqui, analisamos as condições de acessibilidade dos espaços físicos em oito escolas municipais de Gravatá - PE. Realizamos vistorias técnicas para avaliar as alterações e/ou adequações de acessibilidade arquitetônica nas rampas e escadarias das instituições. Após avaliação, verificamos que todas as unidades estão fora dos padrões especificados na NBR 9050. Portanto, é essencial a inclusão de profissionais especializados para vistoriar e acompanhar as reformas e/ou adequações para assegurar que sejam realizadas de forma eficaz.

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