
DA INCLUSÃO À EXCLUSÃO: ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA DE RAMPAS E ESCADARIAS NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE GRAVATÁ - PE
2022; Linguagem: Português
10.5151/eneac2022-030
ISSN2318-6968
AutoresJessica Fabiola Gonçalves Lira, Laura Bezerra Martins,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoPara assegurar o direito à educação da Pessoa com Deficiência (PcD), o Ministério da Educação criou o Programa Escola Acessível, contribuindo para um sistema educacional inclusivo. Aqui, analisamos as condições de acessibilidade dos espaços físicos em oito escolas municipais de Gravatá - PE. Realizamos vistorias técnicas para avaliar as alterações e/ou adequações de acessibilidade arquitetônica nas rampas e escadarias das instituições. Após avaliação, verificamos que todas as unidades estão fora dos padrões especificados na NBR 9050. Portanto, é essencial a inclusão de profissionais especializados para vistoriar e acompanhar as reformas e/ou adequações para assegurar que sejam realizadas de forma eficaz.
Referência(s)