Artigo Acesso aberto

Doodle game "Ilha dos Campeões": Jogos como ferramentas de comunicação

2022; Linguagem: Português

10.5151/ped2022-4789997

ISSN

2318-6968

Autores

Cecilia da Fonte ALVES, Breno José de Andrade CARVALHO, Lucas PINHEIRO, Rennan RAFAELLE,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Com o avanço tecnológico e da internet, surgem novas estratégias de comunicação, a exemplo das mutações de marca jogáveis da Google, que ao oferecerem experiências interativas e celebrarem identidades culturais e históricas de diferentes países, buscam estreitar a conexão da empresa com os seus consumidores. Este artigo objetiva analisar o caráter comunicativo do doodle game "Ilha dos Campeões" - lançado no contexto das Olimpíadas de Tóquio 2021 - investigando a sua dimensão simbólica e reflexiva e de que maneira procurou gerar engajamento do público com a marca Google. Para tal, foram levantados fundamentos sobre o processo de significação dos produtos do Design, além dos games no contexto da publicidade, incluindo as marcas mutantes jogáveis. Esta pesquisa pretende contribuir para a produção de conhecimento dos campos do Design e da Publicidade, tendo como foco um artefato de potencial comunicativo da contemporaneidade, o doodle game, que ainda é pouco estudado na academia.

Referência(s)
Altmetric
PlumX