Doodle game "Ilha dos Campeões": Jogos como ferramentas de comunicação
2022; Linguagem: Português
10.5151/ped2022-4789997
ISSN2318-6968
AutoresCecilia da Fonte ALVES, Breno José de Andrade CARVALHO, Lucas PINHEIRO, Rennan RAFAELLE,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoCom o avanço tecnológico e da internet, surgem novas estratégias de comunicação, a exemplo das mutações de marca jogáveis da Google, que ao oferecerem experiências interativas e celebrarem identidades culturais e históricas de diferentes países, buscam estreitar a conexão da empresa com os seus consumidores. Este artigo objetiva analisar o caráter comunicativo do doodle game "Ilha dos Campeões" - lançado no contexto das Olimpíadas de Tóquio 2021 - investigando a sua dimensão simbólica e reflexiva e de que maneira procurou gerar engajamento do público com a marca Google. Para tal, foram levantados fundamentos sobre o processo de significação dos produtos do Design, além dos games no contexto da publicidade, incluindo as marcas mutantes jogáveis. Esta pesquisa pretende contribuir para a produção de conhecimento dos campos do Design e da Publicidade, tendo como foco um artefato de potencial comunicativo da contemporaneidade, o doodle game, que ainda é pouco estudado na academia.
Referência(s)